domingo, 2 de setembro de 2012

Sinopse - A Inquisição

A Inquisição - Michael Baigent & Richard Leigh

"Este livro é sobre a Inquisição em suas várias formas, como existiu no passado e existe hoje. Se ela surge sob uma luz dúbia, essa luz não precisa necessariamente estender-se à Igreja em geral.Quanto a própria Inquisição, os leitores deste livro poderão constatar que foi uma instituição ao mesmo tempo melhor e pior que a descrita na parábola de Dostoiévski."

    No meu último dia de aula do semestre passado, peguei 2 livros sobre moda e enquanto passava tranquilamente por outras sessões da biblioteca da faculdade, me deparei com esse livro e não resisti. Após ler um de moda, comecei este e adorei. Sempre achei a igreja católica estranha, depois que aprendi na escola que o dízimo existia, fiquei horrorizada e a achei falsa e corrupta, ai depois com a Inquisição, a odiei ainda mais. Sem contar o atraso que ela causou pra humanidade. Enfim, o livro se trata exatamente disso, fala abertamente sobre a corrupção dos papas, padres e outros sacerdotes da igreja católica. Cita o ciúmes dos padres das pequenas vilas sobre as parteiras, que sabiam mais dos cuidados femininos do que eles. Fala um pouco da tortura dos Inquisidores. Acho que este ponto, que sei que foi grande e cresceu muito nesta época, deveria ter sido falado mais, com mais detalhes.
    Algo interessante é que é falado sobre a Inquisição da América Latina, que também foi forte, a coisa era tratada como um show de hoje, com plateia e tudo. Mas com o passar dos anos, a Inquisição foi se enfraquecendo, em parte pelos próprios membros corruptos, então ela foi mudada de nome, mudou umas 2 vezes e hoje, sim, ela ainda existe, ela se chama "Congregação para Doutrina da Fé". Eu estava louca pra chegar a este capitulo, pois durante todo o livro os autores afirmavam que ela ainda existia e quando chegou, fiquei pasma, por que o O Grande Inquisidor que desde a mudança de nome é chamado de Prefeito, na época do Papa João Paulo II era o nosso Papa Atual. Era ele que caçava e excomungava teólogos no mundo todo. O Papa João Paulo II tinha aquela carinha de vovo bonzinho, mas era um desgraçado, pois eram grandes amigos e não é atoa que o Papa Bento XVI fez a um tempo uma declaração que a Igreja é totalmente contra o aborto, contraceptivos e outras coisinhas a mais que a alguns anos um Papa mencionado no livro quis liberar aos cristãos, como uma modernização da Igreja e principalmente como uma ajuda na diminuição dos nascimentos. Como todos sabem, o ser humano é uma praga! Espero que se interessem por este livro. Eu adorei e pretendo ler mais sobre o assunto, nas férias deste semestre pegarei mais um.

    Troquei o layout, acabei de fazer, adorei o ultimo, mas achei muito poluído, toda vez que entrava no blog achava estranho. Este está bem mais limpo e tirei o "leia mais", acho que ele contribuiu pra poluição do blog. Estou participando de um Award, ele tá meio parado então se inscrevam por favor, o link está aqui ao lado junto das informações do blog. Que alias, estou querendo criar uma página com minhas informações e as do blog, mas ele é tão novinho que não tenho muito o que colocar e também uma sessão com edições minhas. Icons e mais algumas coisinhas, tenho vários no pc da minha mãe, quando tiver paciência passo pro note e disponibilizo aqui.
    Demorei a postar por que primeiro fiquei uns 5 dias travada na cama, não conseguia caminhar direito, minhas costas travaram e ainda sinto ela estranha, se fico muito tempo sentada sinto ela cansada e deito um pouco, meio chato mas fazer o que? Estou pensando em ir no médico, mas como vai ser pelo SUS... sacuméné, vai ser mais rápido morrer por velhice do que acharem o que tenho de errado! E segundo por que não sabia mesmo o que postar. Até que sucumbi ao meu desejo de fazer um layout novo e não poderia colocar o lay sem postar né, ai fiz essa "resenha" pra encher linguiça hahahha
    Até a próxima o/

4 comentários:

  1. Ah Nana, correto, bactérias apenas seguem o fluxo. É exatamente isso que tenho feito nos últimos 10 anos. Seguido o fluxo, ou melhor, "dançado conforme a música". Já houve um tempo em que pensava valer a pena gastar uns moles de ATP do meu corpo brigando para ter minha própria personalidade, para agir de acordo com aquilo que eu julgava benéfico e justo para mim. Mas cansei... Creio que envelheci e fiquei cansada (ou melhor seria, acomodada?). O fato é que estou apenas seguindo o fluxo. Se me mandam me vestir de palhaça eu faço, se me dizem que estou gorda eu acato... Mas se me dizem que não sou capaz de lutar por meu sonho, que nunca chegarei a lugar algum... Responder, eu não respondo nada, mas ainda tenho a capacidade de discordar, silenciosamente. Isso, porque minhas futuras atitudes dispensarão qualquer comentário, seja da minha parte ou da parte de outros... Eu sacrifiquei muitas coisas para atingir um objetivo com o qual sonho desde a infância. E agora que estou quase concluindo-o, creio que valeu apena, até certo ponto. Digo, até certo ponto, pois não sei se justamente o fato de eu ter jogado tanta coisa de mim mesmo fora não foi o que me tornou do tamanho de uma bactéria. Ou pior. Será que certos sacrifícios não estão sendo exatamente o antibiótico que terminará por matar essa pobre bactéria?

    ResponderExcluir
  2. A Inquisição foi realmente uma coisa horrível. Horrível, desumana e pode sim ser comparada ao horror do Holocausto. E ah, eu não gosto do Papa atual rs. Mas lol, sem querer catequizar ashdiuashdiu, eu não acho que a Igreja seja TÃO RUIM assim. Quer dizer, as pessoas dela foram, algumas ainda são, mas tem várias pessoas com boas intenções e boas ações também. Isso, acredito eu, vale para todas as religiões.

    E ah, não sabia que ainda existiam awards o_o Na minha époc inicial de blogueira, era uma das coisas que eu mais gostava, e eu fiquei bem triste quando fui ver e estavam todos desatualizados. Beijinhos!

    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Oi amora, aki é da vila kitsune, vim pedir desculaps pela demora para instalar os moradores, eu to com muitos problemas aqui no meu pc e têm faltado energia elétrica recentemente, mas assim que eu conseguir, eu vou instalar vc e as outras 2 moradoras que se inscreveram, desculpe pelo incômodo, flor >.<
    http://vila-kitsune.blogspot.com.br

    ResponderExcluir